O que é o SolidWorks Electrical?

O que é o SolidWorks Electrical?

Se você já realizou projetos elétricos ou mecânicos, provavelmente se deparou com problemas de integração. Problemas como este, aumentam o tempo de espera no lançamento de produtos no mercado, aumenta custos de produção e pode se tornar uma enorme barreira para uma boa ideia. Pensando na produtividade dos engenheiros e na melhora de processos de projeto, que o SolidWorks Electrical foi desenvolvido.

O SolidWorks Electrical é um conjunto de ferramentas de projetos de Engenharia Auxiliada por Computador (CAE) que fazem parte do portfólio de projeto e simulação do SolidWorks.  O Electrical ajuda os engenheiros de projeto a reduzir inerentes custos de inovação em novos projetos de produto.

O SolidWorks Electrical simplifica o projeto de sistemas elétricos, possui uma integração perfeita em tempo real  entre projetos elétricos e mecânicos, proporcionando melhor colaboração e produtividade, resultando em projetos mais consistentes e padronizados.

O uso do Electrical trás com ele grandes benefícios no processo de desenvolvimento de produtos e projetos, como:

– Aperfeiçoar o processo de desenvolvimento;

– Evitar custos ocultos;

– Reduzir os defeitos de fabricação;

– Evitar atrasos no tempo de lançamento no mercado.

SolidWorks Electrical acelera o projeto do sistema elétrico por meio de recursos eficientes de projeto esquemático que simplificam o processo. Isso permite que vários usuários possam trabalhar em conjunto para gerar diagramas unifilares ou multifilares e automatizar o cabeamento de PLCs e placas de circuitos.

Ainda é possível reutilizar partes de circuitos existentes em novos projetos, assim, acelerando o desenvolvimento e mantendo a mesma consistência.

Os diagramas elétricos multifilares e unifilares do SolidWorks Electrical, se integram ao aos modelos do SolidWorks 3D em tempo real, tornando um projeto eletromecânico consistente e mais ágil. Integração nativa para todas as disciplinas: elétrica, mecânica e eletrônica.

Principais Recursos:

– ECAD e MCAD compartilham um banco de dados comum, garantindo consistência e facilidade na criação de uma única lista de materiais, unificada incluindo elementos elétricos e mecânicos;

– O banco de dados do componente é facilmente vinculado ao MRP/ERP para assegurar que números de peça, preços, informações do fornecedor, prazo e outros dados relevantes adequados sejam capturados no momento do projeto;

– O SolidWorks Electrical permite reutilizar projetos existentes;

– Contém ferramentas de gerenciamento de régua de bornes detalhadas;

– É possível transformar esquemáticos de linha única em esquemáticos detalhados multilinhas, de controle e CLP.

 

Conheça também o SolidWorks Electrical Schematic Standard

O SolidWorks Electrical Schematic Standard é uma ferramenta de projeto esquemático avançada. Fácil de usar para desenvolver sistemas elétricos incorporados para equipamentos e outros produtos. Contêm bibliotecas de símbolos e informações de peças do fabricante, isso simplifica muito processo do projeto, além de serem  integradas e habilitadas para a Web. O uso dessas ferramentas automatizadas de projeto e gerenciamento,  permite que os usuários possam simplificar uma série de tarefas tediosas, desde bloco de terminais e atribuições de referência cruzada de contatos.

Recursos:

– Esquemático de linha única: Ferramenta de planejamento de sistemas elétricos para criar um sistema elétrico complexo integrado utilizando representações pictóricas simples de componentes elétricos e interconectores;

– Esquemático de várias linhas: Ferramenta de criação esquemática tradicional com uma interface de usuário simplificada e otimizada para simplificação de tarefas repetitivas;

– Criação de painel 2D: gere apresentações de painel 2D a partir de um esquemático elétrico com contornos 2D de componentes elétricos;

– Possui componente elétrico e extensa biblioteca de símbolos esquemáticos padrão do setor combinada a um banco de dados de peças do fabricante;

– Gere automaticamente desenhos de terminal com base no projeto em tempo real;

– Gere relatórios personalizados automaticamente com base no banco de dados do projeto.

 

SolidWorks Electrical Schematic Professional

O Electrical Schematic Professional tem os mesmos recursos do Standard, além de ferramentas de automação e funcionalidade avançadas adicionais, incluindo:

– Ferramentas de CLP: ferramentas de Controlador Lógico Programável (CLP) automatizam muitas tarefas de projetos de cabeamento de CLP, além de oferecerem a capacidade de importar dados e etiquetas de CLP.

– Integração com o SolidWorks PDM Professional: publicação automática de dados esquemáticos, desenhos e relatórios para controle de arquivo e revisão.

Com estes recursos, os usuários ter mais velocidade e precisão do projeto de sistemas elétricos. Ainda permite que os usuários modifiquem e alterem configurações do desenho, templates de relatórios e as regras de projeto de CLP. Também é possível importar configuração de dados e dados do Excel e trabalhar com lista de materiais, unificadas e sincronizadas em tempo real.

 

 

SolidWorks Electrical 3D

O SolidWorks Electrical 3D permite a integração de dados de projetos esquemático elétrico com o modelo do SolidWorks 3D de uma máquina ou de outro produto, de modo bidirecional e em tempo real. O Electrical 3D também permite posicionar os componentes elétricos e utilizar a tecnologia avançada de roteamento do SolidWorks para interligar automaticamente elementos elétricos do projeto dentro do modelo 3D.

Os usuários também podem determinar o comprimento ideal para fios, cabos e chicotes enquanto mantêm a sincronização entre projeto e a lista de materiais.

Conheça alguns recursos:

– Electrical 3D: integração bidirecional de dados de projeto esquemático elétrico do SolidWorks Electrical Schematic com o modelo do SolidWorks CAD 3D;

– Colaboração em tempo real: o ambiente sincronizado e bidirecional permite que vários usuários trabalhem no mesmo projeto simultaneamente e em tempo real para uma colaboração mais fácil;

– Roteamento automático: tecnologia de roteamento avançada do SolidWoks para simplificar o processo de roteamento automático de fios, cabos e chicotes no modelo CAD 3D;

– Biblioteca de componentes elétricos de fabricantes: a extensa biblioteca integrada de peças do fabricante fornece uma base de peças facilmente personalizáveis e adaptáveis por meio de ferramentas e assistentes de importação de fácil utilização.

SolidWorks Electrical Professional

O SolidWorks Electrical Professional combina a funcionalidade de esquemáticos do Electrical Schematic com os recursos de modelagem 3D do Electrical 3D em um pacote avançado e fácil de usar. O SolidWorks Electrical Professional é ideal para o usuário que exige a integração de projetos elétricos e mecânicos.

Comece a Inovar em seus projetos e acelere o lançamento de seus produtos.

Entre em contato conosco, e descubra qual a versão do Solidwoks Electrical se encaixa melhor no seu negócio.