SolidWorks CAM - Da Usinagem à Manufatura

SolidWorks CAM. Da usinagem à Manufatura

O SolidWorks CAM é uma é uma tecnologia totalmente integrada com o SolidWorks CAD, que permite o reconhecimento de recursos para integrar processos de projeto e fabricação em único sistema. O CAM é uma solução de fresagem e torneamento de 2,5 eixos, além de oferecer usinagem 3+2, bem como total suporte para configurações, peças e fluxos de trabalho de usinagem de montagem.  A base do SolidWorks CAM é a usinagem com regras, em que você pode instruir o sistema quais de estratégias de usinagem padrão são importantes pra elas, além de poder aplicar essas regras automaticamente com base no tipo de material e na geometria do recurso. Com auxílio da interface de peça e montagem do SolidWorks, você aprende o SolidWorks CAM de modo fácil e rápido, além de aproveitar as vantagens de usinagem baseada em regras sem esforço.

O CAM proporciona uma experiência de programação fácil de usar e totalmente funcional. O SolidWorks CAM proporciona uma maneira fácil de gerenciar arquivos, uma vez que os dados de programação ficam armazenados dentro da peça ou da montagem do SolidWorks.

Da mesma forma que o projeto baseado em regras ajudou a agilizar o processo de desenhos e projetos, o SolidWorks CAM conta com a usinagem baseada em regras para aprimorar o processo de programação. A Usinagem baseada em regras aproveita as tolerâncias que foram atribuídas a cada componente, permitindo assim que os usuários se concentrem em áreas essenciais de uma peça em vez de tocar em cada recurso que precisa ser usinado.

Com o SolidWorks CAM é possível aprimorar o processo de fabricação, capturando os padrões da empresa, agilizando a cotação e testando a viabilidade de fabricação de um projeto no começo do processo. Usando a usinagem baseada em regras, a empresa pode aplicar estratégias padrão automaticamente para determinar quanto tempo levará para criar uma peça e se ela poderá ser usinada facilmente. Com essa automação, você poderá tomar decisões mais rápido e com mais confiança.

O SolidWorks CAM combina design e fabricação em um aplicativo com uma interface fácil de usar. O resultado disso é um sistema baseado em regras, intuitivo e que pode ser aproveitado para poupar tempo e dinheiro, durante a captura dos padrões da empresa. A atribuição de estratégias de usinagem com base em tolerâncias de projeto reduz os erros e melhora a qualidade em todo o processo de usinagem.

Alguns Benefícios do SolidWorks CAM

– Simplifica a colaboração – ambiente único de projeto e programação permite a transição mais fácil para CAM;

– Utiliza o processo de desenvolvimento simultâneo, permitindo que as empresas executem tarefas e encontrem problemas precocemente, fazendo assim mudanças menos dispendiosas;

– A usinagem baseada em regras permite que os novos usuários se adaptem ao processo de usinagem da empresa prontamente;

– A usinagem baseada em tolerância permite a melhor estratégia de usinagem e a rápida realização de ajustes, visto que os projetos, os materiais e as tolerâncias mudam;

– Reconhecimento de recursos que dá controle total para definir recursos usináveis no ambiente CAD/CAM;

– A comunicação entre a programação e a configuração é fácil com a saída de caminhos de ferramenta dentro do eDrawings®. Os operadores podem visualizar o modelo 3D com os caminhos de ferramenta associados para compreender a ordem de usinagem;

– Os acessórios de fixação e as ferramentas são facilmente visualizados usando montagens do SOLIDWORKS. Quando os acessórios de fixação forem projetados, o SOLIDWORKS CAM pode ajustar automaticamente os caminhos de ferramenta para evitar colisões com os componentes projetados.

 

 

SolidWorks CAM Standard

O SolidWorks CAM Standard permite que os usuários programem rapidamente as peças e as configurações individuais sem sair do ambiente CAD 3D do SolidWorks. O usuário terá acesso total a definição de regras no SolidWorks CAM para criar e construir padrões da empresa. O uso da usinagem baseada em conhecimento e usinagem baseada em tolerância permite:

– Reconhecer qualquer geometria atualizada conforme o modelo for mudando por meio de atualizações de recurso ou peças recém-importados;

– Atribuir estratégias de usinagem baseadas em recursos que são reconhecidos;

– Atualizar as estratégias de usinagem se uma tolerância do projeto mudar;

– A usinagem baseada em regras permite aos projetistas e engenheiros: detectar erros de projetos e orçar componentes rapidamente usando os padrões da empresa.

 

SolidWorks CAM Professional

O SolidWorks CAM Professional é baseado nos recursos do CAM Standard para aumentar recursos de programação. O SolidWorks CAM Professional adiciona as seguintes funcionalidades:

– Usinagem de montagem: os usuários que estão procurando projetar um acessório de fixação ou usinar um grupo de peças podem criar as mesas, os tornos, as braçadeiras ou quaisquer outros mecanismos de retenção que usem uma montagem do SOLIDWORKS. Depois que o projeto estiver concluído, os programadores poderão definir quais componentes são usados para usina e quais são acessórios de fixação. O SOLIDWORKS CAM fará ajustes automaticamente nos caminhos de ferramenta para evitar os acessórios de fixação. Esse nível de automação permite que o programador se concentre em todo o processo de usinagem rapidamente;

– Torneamento: o SOLIDWORKS CAM será compatível com o torneamento de torreão único dentro do ambiente de peças do SOLIDWORKS. Igual ao fresamento de peças, os usuários podem aproveitar as vantagens do Reconhecimento automático de recursos, da Usinagem baseada em conhecimento e das configurações. Uma biblioteca predefinida de ferramentas e estratégias de usinagem está carregada no Banco de dados de tecnologia. Elas podem ser personalizadas em qualquer momento para aprimorar o processo de programação. Os usuários têm a capacidade de criar ferramentas e suportes personalizados para operações de usinagem específicas. A funcionalidade simultânea de fresa/torno ou ferramentas ativas não está disponível no SOLIDWORKS CAM;

– Fresagem 3+2: os programadores podem aproveitar as vantagens dos centros de usinagem de quatro e cinco eixos com o SOLIDWORKS CAM Professional. Essas máquinas podem ter o quarto e o quinto eixos preposicionados no lugar antes da execução das estratégias de fresagem de 2,5 eixos. Isso permite que os usuários criem vários acessórios de fixação e o suporte de trabalho para reduzir o tempo de configuração. Esse tipo de programação permite que as empresas produzam grandes ciclos de produção com o mínimo de interação do operador;

– Usinagem de alta velocidade: com os avanços nas ferramentas de usinagem e na usinagem, é necessário otimizar os caminhos de ferramenta de usinagem para obter o máximo do investimento no equipamento. O SOLIDWORKS CAM Professional utiliza as rotinas de usinagem de 2,5 eixos VoluMill da Celeritive™ Technologies. As vantagens de utilizar essas estratégias de usinagem são – Até 75% de redução de custos de ferramenta de corte. –  50% a 80% de redução nos tempos de ciclo de usinagem. – Estratégias de usinagem fáceis de aprender –  Nenhuma ferramenta de usinagem especial é necessária –  Redução do desgaste no seu equipamento devido a transições mais suaves nos caminhos de ferramenta.

 

Ficou com mais curiosidades sobre o SolidWorks CAM? Precisa dele no seu negócio para melhorar seus processos e produzir mais? Entre em contato conosco e tenha um especialista para sanar suas dúvidas.