Compartilhe!

Simulação de veículo elétrico para moldar o futuro da mobilidade

Uma das maiores esperanças da indústria automotiva para o futuro são os veículos elétricos. À medida que mais e mais veículos elétricos chegam à estrada, os benefícios se somam: menos dependência de combustíveis fósseis; menos emissões de gases de efeito estufa; em geral, viagens mais ecológicas e econômicas. Transporte eletrizante não é tão simples quanto apertar um botão, no entanto projetar um veículo elétrico é um processo complexo que difere muito do projeto de um veículo tradicional. Os engenheiros que estavam desenvolvendo motores de combustão interna tinham cerca de um século para fazer a tecnologia funcionar perfeitamente, mas os engenheiros que estão trabalhando na eletrificação têm apenas uma década para projetar um veículo elétrico que possa igualar ou superar o desempenho de um veículo tradicional. Os engenheiros de veículos elétricos devem integrar ambos, a bateria junto com o acionamento elétrico, no veículo.

O acionamento elétrico é um sistema complicado cujas partes precisam trabalhar juntas de forma eficaz e eficiente. Isso inclui a caixa de engrenagens e a máquina elétrica, que precisam ser projetadas com cuidado para evitar projetos excessivos. O projeto excessivo leva a excesso de material, peso e custo, e a engenharia do sistema ajuda a precisar e equilibrar metas como torque máximo, potência e velocidade, no contexto de todo o veículo.

O projeto deve cumprir os requisitos de desempenho, eficiência, térmico, ruído e vibração, etc. É fundamental incluir explorações e otimizações de projeto multidisciplinares a fim de reduzir o tempo necessário do ciclo de desenvolvimento. Uma vez que os vários componentes do acionamento elétrico tenham sido implementados, seu desempenho deve ser verificado em relação às metas definidas pela Engenharia de Sistemas Baseada em Modelo, ou MBSE.

Além do acionamento elétrico, a bateria é uma parte vital de um carro elétrico – e também não é simples de projetar, especialmente quando se considera a temperatura. As baterias são semelhantes aos humanos no sentido de que apresentam melhor desempenho em uma determinada faixa de temperatura. Se a temperatura da bateria estiver muito alta ou muito baixa, isso pode resultar em menor alcance do veículo ou redução da vida útil da bateria.

As baterias envolvem física múltipla e conectada, tornando-as difíceis de projetar, mas a Dassault Systèmes está trabalhando em uma solução que conecta projeto mecânico e de sistema, modelagem química e de materiais e avaliação de desempenho de células, módulos e pacotes de bateria.

Quando uma bateria é avaliada junto com o acionamento elétrico de um veículo, engenheiros e fabricantes podem ter uma ideia real do desempenho e alcance da bateria, em vez de depender de um teste em uma célula de teste. O desempenho da bateria pode ser testado com carga real na bateria, permitindo uma imagem precisa de como será o desempenho no mundo real.

SIMULIA oferece uma série de seminários eletrônicos e workshop intitulado “Simulação de veículos elétricos para moldar o futuro da mobilidade.” Esta série discute os desafios e benefícios de integrar simulação multidisciplinar para acelerar o desenvolvimento de acionamento elétrico, módulos de bateria e pacotes de bateria.

Enfrentando desafios urbanos

Em 1950, 30% da população mundial vivia em áreas urbanas. Em 2050, esse número chegará a 68%. A empresa analista IDC define o cenário em um e-book, ” Visualizando Cidades Inteligentes para um  Futuro Resiliente “, identificando a necessidade de “aproveitar a inovação para tornar as cidades mais habitáveis ​​e sustentáveis”.

A indústria e as cidades concordam em buscar melhorar significativamente a mobilidade urbana, desenvolvendo formas inovadoras e mais sustentáveis ​​de transportar pessoas e bens.

Transformando a mobilidade urbana

Ao investir em novos sistemas de transporte urbano e planejar o crescimento, as cidades podem fornecer soluções de transporte eficientes, sustentáveis ​​e econômicas para a entrega de produtos na última milha, bem como maior mobilidade.

O desafio, porém, é muito amplo para ser resolvido unilateralmente. O desenvolvimento da futura mobilidade urbana exige que as empresas de todos os setores trabalhem juntas e se alinhem com as partes interessadas da cidade.

Quem está impulsionando a mudança? Os planejadores da cidade e várias indústrias estão repensando como as pessoas e as mercadorias se movem dentro e ao redor das áreas urbanas. Os fabricantes de automóveis, aviação e casa e estilo de vida definem o transporte urbano e fornecem novos veículos elétricos, aéreos e terrestres autônomos.

Inteligência de informação para mobilidade otimizada

Como as cidades e a indústria que estão desenvolvendo produtos, infraestrutura e serviços para mobilidade urbana tomarão decisões informadas com base na quantidade cada vez maior de dados? As soluções de Information Intelligence na plataforma colaborativa 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes ajudam as empresas a gerenciar os volumes exponenciais de dados e a tomar decisões melhores e mais rápidas.  Leia como superar obstáculos de informações para obter um gerenciamento de qualidade eficaz . Além disso, descubra os cinco segredos de uma transformação digital de sucesso.

Quer conhecer melhor o 3DEXPERIENCE? Preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato com você.


    SimNão
    Após clicar no botão acima, aguarde um pouco para o formulário processar.
    Comercial
    WhatsApp