Compartilhe!

Parece que sua hora chegou especialmente na agricultura.

Os veículos aéreos não tripulados (UAVs) – mais conhecidos como drones – têm sido usados ​​comercialmente desde o início dos anos 1980. Hoje, no entanto, as aplicações práticas dos drones estão se expandindo mais rápido do que nunca em uma variedade de indústrias, graças a investimentos robustos e ao relaxamento de alguns regulamentos que regem seu uso. Em resposta à tecnologia em rápida evolução, as empresas estão criando novos modelos de negócios e operacionais para UAVs.

O valor total endereçável de soluções movidas a drones em todas as indústrias aplicáveis ​​é significativo – mais de US $ 127 bilhões. Entre as áreas mais promissoras está a agricultura, onde os drones oferecem o potencial para enfrentar vários desafios importantes. Com a população mundial projetada para chegar a 9 bilhões de pessoas até 2050, os especialistas esperam que o consumo agrícola aumente em quase 70% no mesmo período. Além disso, eventos climáticos extremos estão aumentando, criando obstáculos adicionais à produtividade.

Os produtores agrícolas devem adotar estratégias revolucionárias para produzir alimentos, aumentar a produtividade e fazer da sustentabilidade uma prioridade. Os drones são parte da solução, junto com uma colaboração mais próxima entre governos, líderes de tecnologia e a indústria.

Seis opções para drones agrícolas

A tecnologia drone dará ao setor agrícola uma transformação de alta tecnologia, com planejamento e estratégia baseados na coleta e processamento de dados em tempo real. A PwC estima o mercado de soluções movidas a drones na agricultura em US $ 32,4 bilhões. A seguir estão seis maneiras de drones aéreos e terrestres serão usados ​​ao longo do ciclo da cultura:

1. Análise de solo e campo: Drones podem ser instrumentais no início do ciclo da cultura. Eles produzem mapas 3D precisos para a análise inicial do solo, úteis no planejamento de padrões de plantio de sementes. Após o plantio, a análise do solo conduzida por drones fornece dados para irrigação e gerenciamento do nível de nitrogênio.

2. Plantio: Startups criaram sistemas de plantio de drones que alcançam uma taxa de absorção de 75 por cento e reduzem os custos de plantio em 85 por cento. Esses sistemas lançam frutos com sementes e nutrientes para as plantas no solo, fornecendo à planta todos os nutrientes necessários para sustentar a vida.

3. Pulverização de plantações: Equipamentos de medição de distâncias – eco ultrassônico e lasers, como aqueles usados ​​na detecção e alcance de luz, ou método LiDAR – permite que um drone ajuste a altitude conforme a topografia e a geografia variam e, assim, evita colisões. Consequentemente, os drones podem varrer o solo e pulverizar a quantidade correta de líquido, modulando a distância do solo e pulverizando em tempo real para uma cobertura uniforme. O resultado: maior eficiência com redução da quantidade de produtos químicos que penetram nas águas subterrâneas. Na verdade, os especialistas estimam que a pulverização aérea pode ser concluída até cinco vezes mais rápido com drones do que com máquinas tradicionais.

4. Monitoramento de safras : Campos vastos e baixa eficiência no monitoramento de safras, juntos, criam o maior obstáculo para a agricultura. Os desafios de monitoramento são exacerbados por condições climáticas cada vez mais imprevisíveis, que geram riscos e custos de manutenção em campo. Anteriormente, as imagens de satélite ofereciam a forma mais avançada de monitoramento. Mas havia desvantagens. As imagens precisavam ser encomendadas com antecedência, só podiam ser tiradas uma vez por dia e eram imprecisas. Além disso, os serviços eram extremamente caros e a qualidade das imagens normalmente era prejudicada em certos dias. Hoje, as animações de séries temporais podem mostrar o desenvolvimento preciso de uma cultura e revelar ineficiências de produção, permitindo um melhor gerenciamento da cultura.

5. Irrigação: Drones com sensores hiperespectrais, multiespectrais ou térmicos podem identificar quais partes de um campo estão secas ou precisam de melhorias. Além disso, uma vez que a cultura está crescendo, os drones permitem o cálculo do índice de vegetação, que descreve a densidade relativa e a saúde da cultura, e mostram a assinatura de calor, a quantidade de energia ou calor que a cultura emite.

6. Avaliação da saúde: é essencial avaliar a saúde da colheita e detectar infecções bacterianas ou fúngicas nas árvores. Ao escanear uma cultura usando luz visível e infravermelha próxima, dispositivos transportados por drones podem identificar quais plantas refletem diferentes quantidades de luz verde e luz NIR. Essas informações podem produzir imagens multiespectrais que rastreiam mudanças nas plantas e indicam sua saúde. Uma resposta rápida pode salvar um pomar inteiro. Além disso, assim que uma doença é descoberta, os agricultores podem aplicar e monitorar os remédios com mais precisão. Essas duas possibilidades aumentam a capacidade de uma planta de superar doenças. E, no caso de quebra de safra, o agricultor poderá documentar as perdas de forma mais eficiente para os pedidos de seguro.

Qual é o próximo?

Olhando mais para o futuro, os UAVs podem envolver frotas, ou enxames, de drones autônomos que poderiam lidar com tarefas de monitoramento agrícola coletivamente, bem como drones aéreos-terrestres híbridos que poderiam coletar dados e realizar uma variedade de outras tarefas. O aprimoramento do gerenciamento como um todo é essencial para que os processos de produção do Drone, desde o esboço do design até o produto final, estejam interligados e sendo comunicados constantemente através da plataforma 3DExperiente. Aprimorando processos, ajustes, linhas de raciocínio e o mais importante, a comunicação, tornando assim, uma plataforma completamente em nuvem com colaboração, essencial para seus projetos. O 3DExperience conta com uma imensa área de colaboração que atualmente é essencial e mais segura, abrangendo diversas áreas e empresas!

Quer conhecer melhor o 3DEXPERIENCE? Preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato com você.


    SimNão
    Após clicar no botão acima, aguarde um pouco para o formulário processar.
    Comercial
    WhatsApp