Compartilhe!
SOLIDWORKS SIMULATIONXPRESS

SOLIDWORKS SIMULATIONXPRESS – Conheça esse recurso!

Todos sabem que as ferramentas de simulação dos produtos SOLIDWORKS estão entre os melhores e mais precisos recursos para qualquer tipo de simulação, quer seja FEA, CFD ou mesmo Plastics, porém o que poucos sabem é que mesmo quem tem a versão Standard consegue realizar algumas simulações de entrada, em peças de um único corpo, utilizando o SOLIDWORKS SimulationXpress. “Sim, você leu corretamente. Quem tem a versão Standard do SOLIDWORKS consegue fazer simulações”.

SIMULATION

O primeiro passo para isso é a habilitação do recurso. Para isso o usuário deverá registrar sua licença SOLIDWORKS no portal do cliente: https://customerportal.solidworks.com. Feito o registro, navegamos até a aba Avaliar, e selecionar o ícone do SimulationXpress. Como o SOLIDWORKS já está registrado, ao clicar novamente no link da janela será gerado seu código automaticamente de ativação para começar a usá-lo.

Pronto! Agora você pode fazer algumas simulações em suas peças e para exemplificar, temos um passo a passo de como o processo é simples e fácil.

Primeiro é fundamental definir o material do componente que está sendo utilizado, sem essa definição não é possível executar a simulação. No exemplo ao lado: foi utilizado um tubo retangular de 120mm x 80mm e parede de 8.0 mm, fabricado em aço ASTM A.36, com 1.000 mm de comprimento.

Para tornar a simulação ainda mais precisa foi determinado que o local da carga aplicada nesse elemento, seja, concentrada apenas na ponta do perfil, após modelada sua peça é definido o tipo de material empregado, o próximo passo é determinar qual a localização do componente que pode ser usada como ponto de fixação, ou melhor dizendo, como esse componente é fixo dentro do espaço.

Definida a geometria fixa, a próxima etapa é aplicar a carga no ponto escolhido. Neste exemplo é aplicado uma carga de 100 Kgf ou 980 N. Agora, o SOLIDWORKS tem condições suficientes de realizar esse estudo, gerando várias informações bem interessantes para o projeto.

Geometria fixa

Ficou alguma dúvida de como habilitar a ferramenta, ou como fazer a simulação, entre em contato conosco através do telefone ou deste link: Fale Conosco. Teremos prazer em ajudar!

Comercial
WhatsApp