Projeto Elétrico para Automotivo e Aeronautico

Chicote elétrico automotivo

Na arquitetura veicular, os chicotes elétricos automotivos são responsáveis por conduzir a energia, e principalmente, informações. Só que, como fica escondido no carro, é um “ilustre desconhecido” dos proprietários de veículos.

Um chicote é composto por uma variedade de cabos. Eles têm a função de gerenciamento e distribuição de energia, bem como transferir informações para conectar todo o veículo. Essa conectividade é feita através de módulos eletrônicos que atuam de forma integrada, gerenciando sistemas de injeção, transmissão, painel de instrumentos, controle de tração, central multimídia, carregador wireless, entre outros equipamentos.

Um carro popular tem cerca de 400 cabos, enquanto um veículo premium possui acima de 800. Essa diferença ocorre em função da quantidade de opcionais e equipamentos instalados no veículo. Quanto mais sofisticados, mais condutores serão necessários”, explica João Romeu Nogueira, Diretor de Operações da Aptiv para a América do Sul.

Consulte um de nossos especialistas








Por que os carros pegam fogo?

Por que os carros pegam fogo?

Na maioria das vezes, as panes elétricas e os curtos-circuitos (corrente de fuga) são responsáveis pelos casos de incêndio em veículos. As faíscas geradas por essas panes, em contato com fluidos inflamáveis podem gerar chamas dando origem ao incêndio. A região mais comum do carro pegar fogo é dentro do capô.

A fuga de corrente é um problema comum e que pode causar diversos danos, desde pequenos choques até acidentes graves. De acordo com o Industrial Power System Grounding Desing Handbook, cerca de 95% das falhas elétricas são provocadas por correntes de fuga.

Então como evitar uma corrente de fuga?

Um bom projeto de eletrica, auxiliado por uma ferramenta de ponta, pode eliminar este problema.
O SolidWorks Electrical possui ferramentas que permite ao usuário identificar potenciais áreas, em seu projeto de elétrica, que poderiam gerar corrente de fuga precocemente, evitando assim custos desnecessários e atrasos nos prazos de entrega.
Evite problemas de imagem de sua empresa com recalls.
Você ainda poderia renegociar suas apólices de seguro produtivas por usar ferramentas que reduzem a probabilidade de um erro de projeto.

Consulte os especialistas da SysPrice para saber mais.

Então como evitar uma corrente de fuga?