Projeto Elétrico para Indústria Aeronautica

Interconexão de sistemas elétricos

A indústria do transporte aéreo, nacional e internacional, tem se caracterizado por crescentes e rápidas mudanças, determinando uma dinâmica evolutiva repleta de instabilidade. Fatores como a globalização, a evolução tecnológica e a desregulamentação ou flexibilização dos mercados, têm transformado o ambiente competitivo e acentuado a concorrência.

Neste sentido, vem sedimentando-se o modelo de empresas aéreas de baixo custo e baixa tarifa (low cost and low fare). Dentre as estratégias que tais empresas têm usado para aumentar a produtividade diária de uma aeronave, podem ser salientadas as seguintes: organização da malha de vôos; escolha de aeronaves compatíveis com a demanda de assentos; organização e controle de conexões e escalas; melhorar a logística interna de operações; e redução de tempo de turnarounds.

Falhas elétricas em aeronaves tem sido destaque na mídia devido às ocorrências fatais no setor da aeronáutica. Quando equipamentos extra-aeronáutico de alta complexidade, como uma Unidade Terapia Intensiva (UTI) aerotransportadas, se enquadram como novas adequações às especificações originais das aeronaves, um mapeamento de riscos e uma estrutura de controle dedicado se faz necessária para o problema, mais especificamente, pela necessidade de interconexão do subsistema elétrico da aeronave aos sistemas extra-aeronáuticos embarcados.

O objetivo de uma interconexão é assegurar o suprimento de energia elétrica para o equipamento extra-aeronáutico e para a recarga de suas baterias, principalmente em situações em que há a necessidade de plena disponibilidade de carga pelas baterias, como na ausência de geração de alimentação elétrica dos equipamentos durante os reabastecimentos de combustível da aeronave devido ao desligamento dos motores.

O SolidWorks Electrical é a solução ideal para desenhar e testar projetos de interconexões elétricas da indústria aeronáurica.

Consulte um de nossos especialistas







SimNão