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Como Trabalhar RPA na área Fiscal e Tributária?

Como trabalhamos com rpa na area fiscal e tributaria

Como trabalhamos com RPA na área fiscal e tributária?

Com o desenvolvimento da tecnologia e devido ao alto grau de complexidade do cenário fiscal no Brasil, o governo desenvolveu programas para que algumas obrigações tributárias e acessórias iniciarem integrações e assim facilitar envio de informações aos órgãos competentes.
Entretanto, mesmo tendo a facilidade na integração de informações, este tipo de ação é somente a ponta do iceberg que o profissional do departamento fiscal/ contabilidade deve realizar em seu dia-a-dia. Este cenário com tarefas repetitivas e exaustantes, acarretam em gargalos e retrabalhos, e se houvesse a possibilidade de eliminar as rotinas manuais e repetitivas ?
É com este pensamento que empresas de renome no segmento de tecnologia, desenvolveram a iniciativa de RPA – Robotic Process Automation, assim introduzindo Trabalhadores Digitais (robôs) na operação das empresas para automatizar tarefas manuais repetitivas monótonas e numerosas, equilibrando o crescimento das equipes entre pessoas e robôs. Estes robôs tem autonomia para executar qualquer ação que um colaborador realizaria de forma repetitiva, mas com o diferencial de atuar 24 horas por dia, sete dias por semana, sem nenhum intervalo e com o mesmo padrão de qualidade em todas as ações.

Pensando no cenário fiscal e tributário podemos inserir o robô nas seguintes tarefas:

  • Validação de obrigações acessórias diretamente com o governo;
  • Lançamentos de informações e dados em ERPs e legados;
  • Conciliação e reconciliação fiscal, tributária, etc;
  • Registro de notas fiscais;
  • Cadastramento de fornecedores;
  • Preenchimento de guias tributárias e pagamento de impostos.

Quais são os benefícios de você aplicar um RPA Fiscal em sua corporação:

  • 60 % na redução com custos de operações manuais repetitivas;
  • 80% menos tempo na execução de tarefas repetitivas;
  • Erro Humano e retrabalho próximos a Zero;
  • Redução com custos para desenvolvimento de integrações;
  • ROI após 3 a 6 meses de operação com RPA.

Este tipo de robô pode ser utilizado em outros departamentos vejamos abaixo:

  • Criação de usuários;
  • Reset de Senha;
  • Pagamento de boletos;
  • Geração de relatórios;
  • Pagamentos (migração de dados de legados para sistemas bancários);
  • Atualização de tabelas de preços em sistemas.

Para obter todo o potencial da solução de RPA, é necessário primeiro que seja mapeado todo o cenário da empresa, reconhecendo os pontos de dor, dentro destas questões analisar quais são as tarefas repetitivas mais impactantes . Após este tipo de análise é necessário que você tenha uma empresa com grande expertise na implantação, treinamento e sustentação da solução.

A YKP na qual a empresa Sysprice é membro, tem a liderança em soluções de negócios digitais, tendo mais 28 anos de mercado no segmento de tecnologia e com inúmeros cases de sucesso, a nossa expertise na jornada de transformação digital com ênfase de RPA Fiscal, demonstra com clareza e precisão, como este tipo de solução pode agregar a sua empresa e trazer resultados em um curto período de tempo.

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