Compartilhe!

Gerenciamento de TI na Jornada para a Nuvem

O mundo está cada vez mais adepto para computação em nuvem, e, isso é um fato. Porém, existe um fator muito importante para o sucesso dessa migração: Gestão em TI. O futuro da computação é o cloud, mas só uma boa gestão em TI é capaz de garantir que as empresas estejam preparadas para este passo.

Em um mercado muito competitivo e cada vez mais desafiador, ter economia e mobilidade é fundamental – fatores estes proporcionados pela tecnologia em nuvem. Mas é necessário planejar bem um processo de migração para a  nuvem, e este processo requer investimentos e boas estratégias.

Continue a leitura para entender a importância do Cloud Computing e garantir que sua empresa use todos os recursos que essa tecnologia fornece.

Qual a Importância da Computação em Nuvem?

É fato conhecido que as empresas que investem em tecnologia tem mais chances de se destacar no mercado. Com base em informações como essa, várias empresas estão migrando para a nuvem, uma tendência que está ano ano mais forte.

Um estudo feito pela Global Cloud Computing Scorecard, revela que o Brasil ocupa a 18° posição no ranking de investimentos em nuvem. Essa é uma prova que reconhecemos a importância da tecnologia da informação e que as empresas nacionais estão se esforçando para acompanhar as demandas do mundo digital.

Mas, neste momento você deve estar se perguntando por que a tecnologia em nuvem é tão importante. Bom, a resposta é mais simples do que parece: a tecnologia em cloud é considerada uma das mais modernas, seguras e eficientes maneiras de se armazenar dados. Além disso, ela contribui para a redução de gastos na empresa e facilita a tomada de decisão dos gestores.

Outro fator importante para destacar é que a nuvem gera uma grande vantagem competitiva: a eficiência operacional. Em um mundo cada vez mais digital, a centralização de dados em nuvem possibilita gestores e colabores o acesso a arquivos importantes, mesmo estando foram do escritório local.

Na prática, estamos falando de excelência operacional. O negócio funciona mais rápido, totalmente adepto a uma cultura de inovação capaz de transformar o seu dia-a-dia.

Faça uma boa Gestão em TI

Um estudo SAS, empresa de inteligência brasileira, realizado com mais de 250 executivos de grandes empresas da América Latina, concluiu que mais de 80% das organizações já têm ou pretendem implementar a computação em nuvem no seu cotidiano.

Sendo assim, o cenário de modernização das práticas é cada vez mais real. A nuvem é o futuro, mas uma boa gestão em TI garantirá bons resultados!

Produtividade e Cuidado com os Dados

Não podemos esperar que o fato de adquirir uma ferramenta de armazenamento em nuvem garanta a transformação digital no negócio, ou, que ela faça todo trabalho de segurança de dados. A TI deve cumprir o seu papel e se esforçar para manter as informações protegidas.

O setor de TI deve reconhecer que a nuvem é capaz de fazer aquilo que ele não faz. Ser proativo e se responsabilizar pelo trabalho são requisitos para o sucesso dessa migração.

Governança de TI

É fundamental para empresa que as regras de uso da nuvem estejam bem transparentes e definidas. Esse novo cenário exige que todos estejam prontos e saibam exatamente o que fazer. Caso contrário, os riscos de vazamento de dados são reais.

Vale dizer que o aumento do uso da nuvem no mundo corporativo exige uma atuação eficiente da TI. Apesar de existirem muitas ferramentas capazes de ajudá-la, é seu papel garantir que esses recursos funcionem corretamente e atinjam seus objetivos, como segurança das informações.

Como fazer uma boa migração para a Nuvem

Mesmo que as projeções sobre o uso da nuvem dentro do cotidiano empresarial sejam positivas, é preciso observar que existe uma séria dificuldade para implementar e lidar com esse recurso.

Aliás, ainda de acordo com a pesquisa da SAS, 47,37% das empresas afirmam que não têm as habilidades necessárias para migrar e gerenciar uma operação baseada em nuvem. O desafio existe, mas pode ser superado. Veja, a seguir, o passo a passo para iniciar essa jornada!

Desenhe sua Estratégia

A primeira ação para um processo de migração produtivo é o planejamento, ou seja, a formulação de uma estratégia. Nessa fase, é essencial que o negócio saiba diferenciar a nuvem dos procedimentos tradicionais e, claro, conheça seus riscos, vantagens e desvantagens.

Além disso, é interessante levar em consideração alguns detalhes relevantes, como:

  • a necessidade de treinamento da equipe;
  • o tempo necessário para a conclusão da migração;
  • os custos dessa mudança;
  • as áreas, setores e processos que devem começar essa migração.

Otimize Processos

Após cumprir as duas etapas anteriores, o negócio já pode realizar a migração definitiva para a nuvem. Lembrando que esse é o caminho mais inteligente e eficaz para se atingir os resultados esperados.

Dessa forma, sempre que a empresa necessitar de um novo serviço ou sistema, é importante conferir se existe a opção em nuvem. Caso haja e possa ser contratada, ela precisa ter prioridade, já que atende melhor às novas demandas do negócio e do mercado.

Inovação

Por fim, é hora de inovar! Ao investir em cloud computing, a organização começa a entender e a visualizar todo o potencial desse recurso, o que lhe dá acesso a inúmeras maneiras de promover inovação e aperfeiçoamento de seus processos.

Com isso, a TI se torna mais eficiente e se esforça para avaliar melhor as necessidades das equipes e implementar novas estratégias e ferramentas que contribuam para o desenvolvimento de um verdadeiro diferencial competitivo.

Viu só como a jornada para a nuvem pode ser mais simples do que parece? É bem verdade que essa migração exige cautela, estudo e muito planejamento. No entanto, seguindo as dicas apresentadas, sua empresa conseguirá atingir os resultados esperados e garantirá uma gestão de TI muito mais eficiente e produtiva.

Você pode encontrar mais conteúdos como este no Blog YKP

Sua empresa precisa de ajuda no processo de migração para a Nuvem? Solicite um contato hoje mesmo!

Gostou do post? Para ter acesso a mais conteúdos como este em primeira mão, assine a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *